FETEESC PRESENTE NO 4º CONGRESSO NACIONAL DA UGT

Em consonância com o momento presente, em que passam a ocorrer modificações profundas no mundo do trabalho com o advento da indústria 4.0 no Brasil, as reformas propostas pelo atual governo mereceram atenção especial da União Geral dos Trabalhadores – UGT – coma realização, nos dias 30 e 31 de maio de 2019, do seu 4º Congresso Nacional Ordinário que teve como tema central exatamente a 4ª  Revolução Industrial, o Futuro do Trabalho e a Ação Sindical.

Na quinta feira 30, a Sessão temática trouxe a “Reforma da Previdência” – em tramitação no Congresso Nacional e ainda sem posições claras sobre seu andamento e formato final na Comissão Especial da Reforma da Previdência, com palestra e debates.  A tarde – os temas abordados foram: a “4ª Revolução Industrial e “Análise da Conjuntura Sindical Brasileira em Tempos de 4ª Revolução Industrial”.

Na sexta feira houve Sessão plenária eleitoral, que reelegeu Ricardo Patah Presidente da UGT.

O Professor Antônio Bittencourt Filho, Delegado da FETEESC  junto a Central foi reeleito Secretário Nacional de Políticas Educacionais e Qualificação Profissional. Bittencourt destacou em sua fala, diante de temas que preocupam dirigentes sindicais, educadores, sociólogos e pensadores de todas as matizes, que precisamos de uma educação 4.0, pois é necessário equacionar, dentro deste novo modelo, como viverão os futuros trabalhadores, dispensados devido a automação industrial, a inteligência artificial, que cria uma massa de “inempregáveis”.

Em que pese todas as dificuldades, que são inúmeras, os desafios para o movimento sindical passam por formação e qualificação dos quadros para que a adequação aos novos tempos,continue tendo como principal foco, o bem estar do homem em sociedade e no mundo do trabalho.

Paulo Cesar Amante

Assessor de Comunicação

Clique aqui para assistir o vídeo: