SINPROESTE – SINEPE DIFICULTA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.

Na terça (10/03) ocorreu a segunda rodada de negociação entre os sindicatos de professores do Estado e o SINEPE (sindicato patronal), em Florianópolis. A diretora e delegada regional de Xanxerê do SINPROESTE, professora Juleide AlmeidaCorrêa, participou da reunião.

De acordo com Juleide, os representantes das instituições de ensino superior alegaram dificuldades financeiras em suportar o reajuste salarial dos trabalhadores, em função da diminuição das matrículas. O presidente da FETEESC (Federação que representa os sindicatos dos professores e administrativos), professor Antônio Bittencourt Filho, reiterou a proposta unificada que solicita reposição da inflação do período mais ganho real aos trabalhadores.

No Oeste o número de demissões de professores em algumas universidades chegou a 30%, de acordo com dados apresentados pelo próprio sindicato patronal. O prof.º Bittencourt ressalta que o quadro de profissionais já foi reduzido, não tendo, portanto, motivos para dificultar o reajuste salarial de salários.

Ainda, a Federação destacou que por diversas vezes convidou as universidades para discutir questões relativas ao ensino superior e as possíveis mudanças que poderiam ocorrer no campo da educação. O objetivo sempre foi se precaver de possíveis problemas e refletir junto sobre gestão, qualidade do ensino e profissionais. No entanto, as universidades nunca deram a devida importância aos convites para o diálogo.

Segundo prof.º Bittencourt, o que se passa no ensino superior não é só uma questão de crise financeira, mas também e, principalmente, problemas de gestão. As reduções de quadros e salários ocorrem apenas com professores e técnicos, não ocorrendo readequação salarial de gestores.

Juleide comenta que várias universidades estiveram presentes nesta segunda rodada de negociação, inclusive as do Oeste, mas que não se chegou a um acordo sobre nenhum dos pontos da pauta.

Nova reunião ficou agendada para a próxima terça-feira, dia 17, em Florianópolis.

Fonte: SINPROESTE