Notícias

POSSE DE LULA 

Um dia histórico, com representantes da sociedade subindo pela primeira vez a rampa do Palácio do Planalto e entregando a faixa presidencial a Luiz Inácio Lula da Silva. Diante de uma multidão de apoiadores, depois de um desfile em carro aberto, o 39º presidente da República reafirmou, no primeiro dia do ano, seu compromisso com o combate à desigualdede, criticou o pagamento de salários diferentes a homens e mulheres e chorou ao falar da fome no Brasil. Lula também fez uma defesa da democracia logo após ser empossado em cerimônia no Congresso.

Vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para quem votou em mim. Vou governador para todos e todas, olhando para nosso luminoso futuro em comum e não pelo retrovisor do passado de divisão e intolerância. A ninguém interessa um país em permanente pé de guerra.”

Já no dia em que tomou posse, Lula assinou os primeiros atos como presidente. Um deles foi a medida provisória que garante o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família. Além disso, foi assinado o decreto que altera a política de flexibilização de acesso às armas do governo anterior e um despacho para que a Controladoria-Geral da União reavalie o sigilo imposto a documentos porJair Bolsonaro.


Novos ministros

No mesmo dia em que tomou posse, Lula empossou os integrantes de seu primeiro escalão. Ao longo da semana, cada um dos 37 ministros assumiu sua respectiva pasta em cerimônias que deram o tom do novo governo. 

Um dos discursos mais comentados, que viralizou nas redes sociais, foi o de Silvio Almeida, novo chefe da pasta dos Direitos Humanos (veja trechos). “Vou dizer coisas óbvias aqui. Trabalhadoras e trabalhadores do Brasil, vocês existem e são valiosos para nós. Mulheres do Brasil, vocês existem e são valiosas para nós. Homens e mulheres pretos e pretas do Brasil, vocês existem e são valiosos para nós”, afirmou. O novo ministro também citou, entre outros grupos, povos indígenas, população LGBTQIA+, pessoas em situação de rua, com deficiência, idosas e domésticas.

A primeira semana do governo Lula também foi marcada por polêmica. Reportagens mostraram que a ministra escolhida para o Turismo, Daniela Carneiro, do partido União Brasil, teve ao menos dois milicianos participando com ela de campanhas eleitorais para a Câmara dos Deputados. Em 2018, ela apareceu ao lado de Juracy Alves Prudêncio, ex-sargento militar apontado como chefe de uma milícia acusada de vários assassinatos em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. No ano passado, Fábio Augusto de Oliveira Brasil, conhecido como Fabinho Varandão, pediu votos para a candidatura dela. Ele é réu por extorsão e porte ilegal de arma de fogo.


Representantes do povo

Mesmo com a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou para os Estados Unidos na última sexta-feira (30/12), a equipe de Lula manteve a solenidade de passagem da faixa. O mistério ficou por conta de quem transmitiria a peça a Lula. E, numa cena inédita, representantes do povo subiram a rampa do Palácio do Planalto ao lado de Lula e passaram a faixa presidencial a ele.

Participaram do momento histórico:

  • Francisco, de 10 anos, morador de Itaquera
  • Aline Sousa, de 33 anos, catadora, filha e neta de catadoras.
  • Cacique Raoni, símbolo da luta indígena
  • Wesley Rocha, de 36 anos, metalúrgico do ABC Paulista.
  • Murilo Jesus, de 28 anos, professor de Curitiba.
  • Jucimara Santos, cozinheira do Paraná.
  • Ivan Baron, que teve paralisia cerebral decorrente de uma meningite.
  • Flávio Pereira, de 50 anos, artesão.

O grupo representa o povo brasileiro e sua diversidade. Lula recebeu a faixa de Aline.

FONTE: https://www.jota.info/eleicoes/posse-de-lula-8-curiosidades-sobre-a-cerimonia-deste-domingo-02012023

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/01/07/voce-viu-posse-de-lula-e-novos-ministros-mudancas-no-pix-e-despedidas-do-papa-bento-xvi-e-do-rei-pele.ghtml