Conselho Nacional de Entidades

O Conselho Nacional de Entidades (CNE) da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) se reúne nesta quinta (20) e sexta (21) para debater estratégias para discutir a organização do movimento educacional diante da conjuntura nacional. O encontro acontece em Brasília (DF) e começou com uma ampla análise de conjuntura sobre políticas sociais e econômicas no mundo.
Na parte da tarde, o presidente da CNTE, Heleno Araújo, abordou em sua apresentação “Os Rumos da Política Educacional no Brasil”, a preocupação com o desvio de recursos públicos destinados à educação, que estão sendo direcionados para o setor privado, em vez de fortalecer as escolas públicas.
Ele destacou que há um crescimento significativo de parcerias entre governos e escolas privadas, com repasses de dinheiro público para instituições particulares. “Isso contraria a luta pela defesa da educação pública e gratuita”, disse.
Heleno mencionou dados preocupantes, como as escolas privadas com parcerias ou convênios com os municípios, que passaram de 6.049 para 7.300, evidenciando uma tendência de alta. Segundo ele, 22 estados possuem parcerias e convênios com escolas privadas.
Ele também criticou a falta de transparência sobre esses repasses, destacando que não há dados precisos sobre o volume de recursos públicos destinados ao setor privado.
Outro ponto abordado foi a precarização do trabalho dos profissionais da educação, com o aumento de contratos temporários e terceirizados, em detrimento de concursos públicos e da valorização dos professores.
credito https://mundosindical.com.br/