XXIV Qualieduc – Tijucas

Inscrições Encerradas

Os profissionais da educação, juntamente com muitos outros segmentos da sociedade, estão extremamente preocupados com os rumos e com o desfecho dos encaminhamentos das discussões da próxima Conferência Nacional da Educação marcada para o segundo semestre deste ano. O assunto a ser tratado, em que pese ser de vital importância para a organização do nosso sistema educacional, vem sendo maltratado pela inconcebível existência de dois grupos que se digladiam: de um lado o Fórum Nacional da Educação oficial do MEC que discute a CONAE/2018 e do outro o FNPE – Fórum Nacional Popular da Educação, que discute a CONAPE/2018 de oposição política ao atual governo. Assim, enquanto os dois times se rivalizam na disputa pela hegemonia do futuro da educação brasileira, a sociedade assiste atônita a incapacidade de estes dois grupos sublimarem suas diferenças ideológicas em função de uma causa tão fundamental para o país. Com certeza será gasto muito dinheiro público com a realização da Conferência, porém com o antagonismo existente perderemos a oportunidade de construir um projeto sério que seja capaz de tirar a educação brasileira do enorme atraso em que se encontra. Até porque as causas são conhecidas: falta de investimentos em tecnologias e na capacitação dos profissionais; ausência de incentivos que estimulem a carreira docente; regras únicas para os sistemas público e privado de ensino, dentre outras.

Neste cenário de dúvidas, a Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina e seus sindicatos filiados, contando com a organização do Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores, apresenta este XXIV QUALIEDUC com o propósito de discutir a carreira do magistério e apontar soluções para seus riscos.

Para tanto, valem-se de renomados palestrantes especialmente convidados com o objetivo de exporem suas ideias sobre a temática e levá-las para debates da plenária.

Inscrições Encerradas

Seminário de Trabalhadores sobre Qualidade na Educação, além de propor uma importante discussão sobre os rumos da educação brasileira e sobre as condições de trabalho dos profissionais da educação, consolida uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de Santa Catarina proposta a exatos vinte anos, a partir de Chapecó – 1º município sede do QUALlEDUC. Como estratégia, adotou-se a prática de levar o Seminário a diferentes regiões com o intuito de tornar as discussões mais abrangentes possibilitando a inclusão de novas ideias e propostas na pauta sindical, o que efetivamente vem ocorrendo ao longo destes anos e se constituindo em bandeiras de luta do movimento sindical.