EventosNotícias

OPINIÕES SOBRE O XXX QUALIEDUC

Professora Adriana Alves de Morais, de Lages, assim avalia o conteúdo do evento:

“Que realmente nós professores sejamos valorizados, ouvidos e que tenhamos o amparo necessário para cada vez mais continuarmos a fazer a nossa parte na educação sempre pensando, planejando e integrando as novas tecnologias à aprendizagem dos nossos estudantes.

É primordial que todas as esferas da sociedade deem a devida importância a nós professores se tornando o tema central para debates e análises sobre a qualidade da educação. Mas enquanto espera-se que nós professores sejamos os mediadores da aprendizagem sendo necessário garantir condições para sustentar a nossa atuação com um processo formativo de qualidade, uma carreira bem estruturada e boas condições de trabalho. A realidade é distante para grande parte dos educadores brasileiros.

A valorização do professor é primordial pois o reconhecimento e boas condições profissionais são algumas das razões para que o professor se sinta motivado a buscar mais formação aplicando assim na sala de aula os conhecimentos necessários para que o estudante se torne uma pessoa capaz de seguir seus caminhos com base em seus conhecimentos trabalhados na escola. Necessitamos de um plano de carreira que contemple qualidade de vida, educação continuada e reconhecimento salarial.

Em um mercado competitivo como a educação, é preciso manter um quadro de professores estável e altamente motivado. Os impactos são desastrosos pois o professor se sente desmotivado a ter que trocar de escola e com relação ao estudante e a família do estudante, eles se sentem perdidos e não criam vínculo de amizade, de companheirismo, se sentem inseguros criando assim alguns problemas que poderiam ser evitados. O vínculo é um fator importante para que haja um clima harmonioso que favoreça, inclusive o desempenho dos estudantes e evitem problemas que podem ser prejudiciais para o resto da vida deles. Esta lei prevê reajuste anual do piso salarial dos professores. Além de garantir que os direitos existam, os sindicatos são os principais responsáveis por assegurar que essas garantias realmente saiam do papel. Os sindicatos são organizações que representam os interesses dos trabalhadores.

A identidade do professor constrói-se a partir das relevâncias que cada profissional dá a sua própria atividade docente, por meio da sua atuação no mundo com suas representações de vida, seus saberes, sentimentos, e expectativas, com as relações interpessoais estabelecidas dentro das unidades escolares na sociedade como um todo. ”

Professora Patrícia Lucia do Nascimento, de São Gabriel do Oeste, faz síntese das exposições de cada palestrante:

 “ Palestra: Valorização dos Profissionais da Educação (eixo V do PNE) Expositor: Dr. Gilvan

Trouxe um breve panorama dos PNE anteriores e atual e sua importância para a educação. Também expressou a necessidade de todos conhecermos as metas do PNE para a discussão de uma educação de qualidade.

Palestra: Plano de Carreira Expositor: Yuri Mendes Ramos

Administrador de empresas, especialista em gestão de pessoas, proprietário do grupo Luzems. Uma das que mais chamou minha atenção até por se tratar de olhares de alguém fora da educação e destacar a importância do trabalho docente e a necessidade de criarmos um plano de carreira e entender o que queremos e como construiremos os caminhos para alcançar o que pretendemos e a valorização almejada nesse trajeto.

Palestra: Contratos temporários ou terceirizados Expositor: Prof. Francisco Luiz G. Lanzendorf

Encontrei-me aí, até fevereiro eu era 20h efetiva e 30h convocada. Atualmente sou 40h efetiva (dois concursos de 20h no MS) e a importância de conhecermos a legislação que ampara (ou não) o professor. Foi realizada conexões com a palestra anterior, explanando o plano de carreira, a existência do temporário e a necessidade de concursos.

Palestra: Lei 11.738 de 16/07/2008 (Lei do Piso) Expositor: Prof. Mauricio da Silva Mestre em Educação pela UNICAMP.

Professor abordou a Lei do Piso e os papeis dado ao docente que extrapolam suas funções atuando como enfermeiro ou assistente/educador social em determinados momentos. Explanou a necessidade da implantação do piso e também da importância da hora atividade docente e a não sobrecarga em levar o trabalho para casa e fazer do seu lar e sua hora de lazer a extensão da escola.

Palestra:  O papel da atividade Sindical na proteção dos direitos dos trabalhadores Expositor: Dr. Rodrigo Custódio de Medeiros Pós Graduado em Direito do Trabalho e Previdenciário

“O sindicato é o escudo do trabalhador” uma das frases que mais me chamaram atenção. Foi explanado o que é o sindicato e como é composto, bem como a organização sindical e atuação, reforçando que o sindicato é formado por todos. Destacou uma questão muito importante que tem sido uma falsa autossuficiência profissional do docente e constante ataque ao sindicato. Apontou a classificação dos sindicatos em dois: Patronal e Laboral.

Palestra: A formação universitária e a identidade docente Expositor: Dr. Leo Rosa de Andrade Doutor Em Filosofia do Direito e da Política Psicanalista Professor de Direito e de Economia.

Gostei bastante das relações filosóficas da Grécia Antiga e do período medieval, inclusive ao relacionar a figura e o padrão esperado e exigido do docente ao longo dos séculos. Discute o professor corpo, intelecto e mundo, questionando a identidade do professor. ”

Professora Maria Inês Schmidt, de Lages, analisa a fala dos palestrantes:

“Dr. Gilvan

O objeto de análise foi o PNE 2024/34, a importância de conhecer e entender todas as metas para através do movimento sindical para disseminar o conhecimento dos objetivos de PNE e também recapitular os planos anteriores.

Yuri Mendes Ramos

Contextualizando que foi tratado sobre o Plano de Carreira e a importância de todos os profissionais da educação estar em constante formação para melhor subsidiar sua prática

Pedagógica e cumprir com a função social da escola.

Prof. Maurício

O objeto de análise foi a Lei do Piso de 2008, a importância do piso na carreira e que os valores do FUNDEB sejam destinados a valorização dos trabalhadores em educação.

 Prof. Francisco

Contextualizou a importância dos concursos p/ diminuir o número de ACT, pois os mesmos muitas vezes precisam cumprir em várias UE, sem ao menos conhecer seu aluno, também a falta de direitos aos mesmos.

Prof. Rodrigo

A importância da filiação sindical, sindicato somos todos nós, as conquistas que temos foi por muitas lutas sindicais.

Dr. Leo

O objeto de análise foi a importância das graduações para subsidiar nossa prática Pedagógica, estamos em constante formação, precisar ter discernimento teórico para cada vez mais conhecer, entender, emancipar nosso educando. ”

Outras opiniões da Professora Beatriz Hahn Varela, de Lages, sobre cada tema:

– O que você espera da educação nos próximos dez anos?

“ Além da valorização do trabalho docente, deve ter mais recursos. Trabalho na educação infantil e está precário os materiais pedagógicos. “

– Quais são os principais desafios enfrentados pelos profissionais da educação em relação à sua valorização?  

“ A falta de respeito pela profissão por pessoas em geral e o descaso dos órgãos que deveriam dar o suporte. “

– Como um plano de carreira bem elaborado pode impactar na motivação e no desempenho dos profissionais de educação?

“ Vai motivar o profissional a trabalhar com mais confiança, já que somos nós que compramos os recursos para trabalhar em sala. “

– Quais são os impactos nesses tipos de contratos na estabilidade e na segurança profissional dos educadores?

“ O profissional que tem estabilidade e segurança em seu local de trabalho, consegue trabalhar melhor e assim quem mais se beneficia são as crianças/alunos. “

– Qual é o objetivo principal da Lei 11.738/2008, conhecida como Lei do Piso Salarial Nacional para os professores?

“ Garantir o piso nacional e seus benefícios. “

– Como os sindicatos influenciam na negociação de condições de trabalho e remuneração para os trabalhadores de diferentes setores?

“ Fazendo assembleias e lutando pelos nossos direitos, por isso a importância da classe se unir e apoiar. “

– Qual é a importância da formação universitária na construção da identidade profissional dos educadores?

“ Se embasar por estudiosos e assim conseguir aplicar na prática, sem uma formação de qualidade não conseguiremos dar um bom ensino. “