Notícias

Dia do Professor(a) e Administrativos

O acesso à educação de qualidade é um direito humano fundamental. É também fundamental para enfrentar os maiores desafios do nosso tempo, desde a erradicação da pobreza e a consecução da justiça social, até à luta contra as alterações climáticas. Os professores são fundamentais para esta visão do futuro.

Os professores são o coração da educação. No entanto, em muitos países, muitos estão a abandonar a profissão que amam e há menos jovens que desejam tornar-se professores. A UNESCO estima que o mundo precise de mais de 69 milhões de novos professores até 2030 e a escassez continua a aumentar. Uma ação urgente é imperativa.

Garantir que os professores em todo o mundo sejam bem formados, bem apoiados e bem remunerados é a única forma de inverter a escassez de professores e começar a construir a força de trabalho educativa de que necessitamos para o futuro que desejamos.

No Dia dos Professores, junte-se à mobilização global que apela aos governos de todo o mundo para que invistam nos professores e na educação pública de qualidade.

A FETEESC abraça todas as Professoras e Professores afirmando que o movimento sindical continua na luta por condições dignas de trabalho.

ESTE DIA ESPECIAL também e dedicado ao pessoal administrativo, companheiras e companheiros que tornam possível o trabalho docente. Elas e eles, juntamente com as professoras e professores, formam o grupo de sustentação que possibilita à instituição de ensino proporcionar o aprendizado em todos os níveis da educação.
A FETEESC reconhece a grandeza do seu trabalho e cumprimenta a todas e todos os auxiliares da administração escolar no seu dia.

O Dia do Professor no Brasil somente foi oficializado e declarado feriado escolar pelo Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963, firmado pelo Presidente da República João Goulart.

Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias.”

Ainda no dia 15 de outubro comemora-se o Dia da Santa Tereza D’Ávila, também conhecida como Santa Teresa de Jesus, a padroeira dos professores.