Notícias

Notícia – MTE firma parceria com Organizações da Sociedade Civil para qualificação de 15 mil jovens

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, celebrou na tarde desta segunda-feira (9), parceria com 20 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para a qualificação profissional de 15 mil jovens trabalhadores em todas as regiões do país. Essa iniciativa faz parte do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) e tem o aporte de R$ 24 milhões oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O evento aconteceu na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, (MTE) em Brasília.

Em seu discurso, Luiz Marinho destacou que há uma disputa na sociedade que envolve a execução de projetos e que entidades da sociedade civil, movimentos sociais e sindicais precisam ter essa consciência. “Precisamos ter consciência disso, quando assinamos um projeto como esse. Concorreram 80 projetos, 40 foram aprovados e vamos começar com 20. Ano que vem, pretendemos, não sei como ainda, dar sequência aos projetos que não foram contemplados agora”, disse o ministro, destacando também que pretende anunciar projetos maiores que contemplem todos os trabalhadores.

O secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, ressaltou que depois de 12 anos o ministério retoma a parceria com as OSCs. Ele explicou que são três frentes de execução dos cursos do PMQ: na primeira etapa foram realizadas parcerias com 20 universidades e institutos federais; na segunda com estados que já tinham ações de qualificação; e numa terceira etapa com as Organizações da Sociedade Civil. “As OSCs chegam aonde à mão do estado não chega e possuem a capacidade e capilaridade de levar a qualificação aqueles que mais precisam”, afirmou o secretário.