Notícias

CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA

Em pesquisa inédita, a FETEESC, por meio do Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores revela dados alarmantes sobre as condições de trabalho dos profissionais da educação durante a pandemia.

            Em função da pandemia causada pela COVID-19, o XXVI Seminário de Trabalhadores sobre Qualidade na Educação – QUALIEDUC, realizado no final de julho deste ano, foi na modalidade virtual, após 25 anos de realizações presenciais, porém mantendo seu compromisso de reunir os profissionais da educação para discutir  a  educação em si e as condições do trabalho remoto.

            O evento foi um absoluto sucesso e contou com mais de 900 inscritos oriundos de  mais de mais de 20 estados. Foram 3 dias de palestras e debates que trouxeram à tona temas sensíveis envolvendo o Trabalho do Educador em Tempos de Pandemia, tema central do XXVI QUALIEDUC.

            A educação e, sobretudo, o trabalho do profissional da educação, foi severamente afetado pelo dito “novo normal”. As discussões e comentários feitos no QUALIEDUC deste ano revelaram um sentimento de preocupação generalizado dos educadores de todo o país.

            Ao final do evento, o Instituto de Pesquisas e Estudos dos Trabalhadores – IPET questionou junto aos participantes suas opiniões sobre a experiência de dar aulas de forma remota; sobre os efeitos do isolamento social; bem como se afetou sua saúde, seu núcleo familiar e como vê a situação da docência pós-pandemia.

            De um universo de 900 participantes, responderam a pesquisa 359, cujo resultado  extraiu com clareza as implicações e dificuldades da categoria no enfrentamento do trabalho durante a pandemia, vejamos:

            Perguntado se seu empregador lhe ofereceu ferramentas próprias para trabalho remoto, 52,4% responderam não.

            Sobre outras dificuldades para realizar o trabalho home office, 32,1% afirmam ser a instabilidade da internet, enquanto 27,3% enfrentam a falta de espaço adequado para o trabalho e, em maior número, 35,2% afirmaram que o maior desafio é o acúmulo das tarefas domésticas e da atividade profissional.

            Perguntado se o trabalho remoto lhe causa desconfortos, as respostas trazem um alerta pois 77,4% da categoria diz sim, sendo que em primeiro lugar está a dor nas costas, e a dor de cabeça ficou no ranking como segundo lugar nos desconfortos que o trabalho remoto causa.

            Com relação as adaptações a rotina do trabalho não presencial, 48,5% afirmaram  não estarem adaptados à nova rotina de trabalho.

Outro ponto muito interessante revelado  pela pesquisa é que 93,9% disseram que o ensino não presencial não poderá substituir o ensino presencial, até porque, para 98,9% as interações humanas em sala de aula são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

            Sobre a atuação do  movimento sindical, 93,6% entendem ser fundamental para a garantia de direitos e fortalecimento da categoria.

            Outro dado de suma importância é que 82,2% dos participantes não se sentem seguros em retornar às atividades presenciais antes da distribuição de vacina contra a COVID-19

Dentre os levantamentos obtidos, temos ainda que, 90,9% dos participantes buscam requalificação profissional; 33,4% tiveram que adquirir um computador; 35,1% tem que dividir as ferramentas de trabalho com outros membros da família; 75,5% tiveram seu contrato de trabalho afetado pelas medidas do atual governo; 48,5% não estavam adaptados à rotina de trabalho remoto; e, da totalidade dos participantes, 46,5% obtiveram orientação preventiva sobre saúde laboral apenas no evento do QUALIEDUC.

            Nos sentimos absolutamente felizes e honrados em proporcionar aos Trabalhadores em Educação um evento totalmente gratuito e voltado ao bem-estar e, sobretudo, à valorização da categoria dos Educadores e Auxiliares da Administração Escolar.

            Recebemos através das redes sociais várias mensagens de agradecimento que nos motivam e nos fortalecem, abaixo algumas delas:

Ressaltamos a importância da união dos Trabalhadores em Educação e do fortalecimento do Movimento Sindical para o enfrentamento deste momento tão gravoso que assola a nação.

Click aqui e acesse a pesquisa completa em PDF

Siga a @FETEESC no Facebook e não perca nenhuma novidade!