Movimento Sindical

FETEESC apresenta ações e planos aos sindicatos filiados

A reunião da semana passada com dirigentes dos sindicatos filiados e não filiados a Federação discutiu a pauta para as negociações com o SINEPE, bem como o atual momento, em virtude da forte pressão do Sistema ACAFE para que não se conceda ganho real para os salários dos professores e auxiliares da administração escolar no ensino superior.

Na oportunidade realizou-se apresentação das ações pontuais já praticadas pela FETEESC  junto aos sindicatos da base, tais como: manutenção do site www.feteesc.org.br  contendo informações sobre a movimentação e andamento de projetos referentes ao cotidiano sindical, apoio técnico, jurídico, administrativo e contábil entre inúmeras outras atividades desenvolvidas cotidianamente para que a base permaneça informada e a par das situações afetas ao dia a dia dos sindicatos e dos trabalhadores em educação.

Sugestões e projetos foram igualmente explanados no encontro e dizem respeito a melhorias na comunicação, formação de quadros etc.

Falando sobre a possibilidade de ajuda financeira e pontual aos filiados para aquisição e/ou modernização de equipamentos, abordou-se também a contribuição negocial dos sindicatos a FETEESC, uma vez que nem todos os sindicatos estão contribuindo. A sugestão é que cláusula da contribuição negocial solidária seja de 85% da arrecadação para os sindicatos e 15% da para a Federação, com desconto em folha distributiva.

A FETEESC coordena e está a frente das negociações com o Sindicato Patronal há décadas e sempre buscou unificar apauta com todos os sindicatos da base e, por isso, entende que o momento é:todos os que destas negociações se beneficiam, contribuam para manter a entidade de portas abertas.

Paulo Cesar Amante

Assessor de Comunicação Sindical